Endodontia (Tratamento de Canal)

O Tratamento Endodôntico, também conhecido como Tratamento de Canal, é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento das afecções da polpa e do canal do dente.

Para entendermos o motivo da indicação do tratamento endodôntico, vamos compreender um pouco ao que se refere esta modalidade de tratamento.

A parte interna de um dente é formada pela polpa, localizada na coroa do dente e pelo canal localizado na raiz. Na realidade o espaço formado pela polpa e pelo canal é único, e é preenchido por vasos sanguíneos e nervos, o que os faz responsáveis pela percepção dos estímulos sensoriais.

endodontia01
Quando por alguma razão ocorre a inflamação irreversível ou infecção da polpa, existe a necessidade de se realizar o tratamento endodôntico, que consiste em remover todo o tecido interno do dente, descontaminar a região e preenchê-la com um material obturador, com intuito de reforçar sua estrutura e mantê-lo descontaminado.

Retratamento endodôntico:

É indicado quando o tratamento de canal anterior não obteve sucesso por algum motivo (dificuldades anatômicas, raízes com curvaturas acentuadas, canais calcificados, infecções persistentes ou quando o dente não foi restaurado após o tratamento endodôntico, possibilitando a contaminação do canal pelas bactérias presentes na saliva.

Para os tratamentos e retratamentos endodônticos, a clinica IMPLO conta com profissional especializado, que utiliza tecnologia de ponta no sentido de tornar esta modalidade de tratamento mais precisa, rápida, confortável e indolor para o paciente. A maioria dos tratamentos são realizados em sessão única, através de instrumentação automatizada com instrumentos de níquel titânio e localizador apical.