Ortodontia

A Ortodontia é a especialidade odontológica que lida com a correção de maus posicionamento dos dentes e dos próprios maxilares. Essas desarmonias dento-esqueléticas podem levar a comprometimentos estéticos e funcionais, inclusive com a sobrecarga aos músculos mastigatórios e à articulação temporomandibular (ATM). Assim, na terapia ortodôntica, visamos à recuperação da funcionalidade mastigatória e à harmonização do sorriso e estética facial.

Os tratamentos ortodônticos podem ser conduzidos com aparelhos fixos ou removíveis. Os aparelhos fixos convencionais são feitos de aço inoxidável e são colados aos dentes durante a fase de tratamento ativo, que pode variar entre 6 e 24 meses (cada caso tem seu tempo de tratamento específico). Outra possibilidade é a utilização de aparelhos fixos estéticos, confeccionados principalmente em materiais cerâmicos, conhecidos como aparelhos de porcelana e safira.

aparelho-de-safira-001
Os aparelhos removíveis (móveis) para tratamento completo são chamados de alinhadores estéticos, sendo o Invisalign o mais conhecido. Este, quando bem indicado, permite excelente higienização e mínimo impacto estético durante a fase ativa do tratamento.

A idade adequada para o início de tratamento Ortodôntico, pergunta frequente dos pais, dependendo do tipo de má-oclusão, pode ser a partir dos 5 anos. Outros problemas só devem ser abordados ao final do crescimento. Como somente o Ortodontista pode dar esse tipo de resposta, o ideal seria consultá-lo antes da fase de troca de dentes, ou seja: por volta dos 5 a 6 anos.

orto

Pacientes adultos com ou sem perdas dentárias, também podem ser beneficiados pelo tratamento ortodôntico, independentemente da idade. Nesses casos, a interação entre especialidades, foco da odontologia contemporânea, permite um completo tratamento das necessidades dos nossos pacientes, saindo do lugar comum da odontologia restrita, e nesse âmbito a Ortodontia se insere perfeitamente.