Histórico

Um pouco sobre a nossa história e como tudo começou.

A história da implantodontia na Bahia perpassa pela atuação do Prof. Maurício Barreto. Em 1998, juntamente com eminentes colegas, o professor Barreto foi um dos responsáveis pela criação do primeiro curso do Norte-Nordeste para aquisição do título de especialista em implantodontia pela Associação Brasileira de Odontologia, ABO-BA. Desde então, leciona na pós-graduação desta entidade, tendo participado na formação de mais de 60 novos especialistas.

Em 1996, juntamente com o Professor Urbino Tunes e mais tarde com o Professor Morbeck Leal, funda o IMPLO – Instituto Avançado de Implantes Dentários, no edifício Centro Médico Salvador. Em 2000, inaugurou uma nova sede no edifício Complexo Odonto-médico Itaigara, clínica esta com 250m2 e uma estrutura física, humana e tecnológica, à época e hoje, considerada de destaque no cenário nacional. Em 2004, fez a certificação ISO 9001 e padronizou seus procedimentos de diagnóstico, cirurgia e reconstrução protética em implantodontia. Em 15 anos de atuação clínica permanente, a equipe IMPLO pôde reabilitar centenas de pessoas no estado da Bahia, do Brasil e do exterior. Cirurgião habilidoso e com formação ampliada, o Dr. Maurício Barreto responde no IMPLO pela execução de cirurgias na área de osseointegração. Atua de forma multidisciplinar através da valiosa contribuição dos colegas especialistas Dr. Morbeck Leal, Dr. Djiham Fonseca Jr., Dra. Patrícia França, Dra. Mariana Pereira, Dra. Sarah Reis, Dra. Vânia Sena e Dr. Durval Moreira.

Na área acadêmica, em 2004, juntamente com o Prof. Morbeck Leal assumiu a disciplina de implantodontia no Curso de Odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e em 2009 implantou o curso de especialização em implantodontia da BAHIANA. Autor de livros, capítulos e de vários artigos científicos nacionais e internacionais, o Professor Maurício Barreto ministra cursos em congressos no Brasil.